Andemara - Trekking & Aventura. Elevate!
Facebook Twitter Flickr YouTube
Mendoza Argentina. Espíritu Grande
We are friends Unicef Argentina
Argentina. Más que una Nación
AAAYVT
AAAYVT
Cordillera de Los Andes

A Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes é um dos destinos mais interessantes para o montanhista do Século XXI. Os altos Andes se estendem da Venezuela até a Argentina, encontrando entre a Argentina, o Chile, a Bolívia e o Peru 13 cerros de mais de 6.500 metros de altura.

Apresentam-se como um destino desejado por montanhistas de todo o mundo. Além disso, foge dos altos custos do Himalaia, os perigos das montanhas africanas e da alta quantidade de visitantes nas montanhas europeias. Altas, isoladas e solitárias, as montanhas da Cordilheira dos Andes precisam de um alto comprometimento para ser visitadas.

Em seu extremo sul serve de fronteira natural entre o nosso país, a Argentina e o Chile. Na zona central da extensão montanhosa se produz um alargamento geológico, o qual dá lugar a um planalto elevado denominado Altiplano. O Altiplano compreende os países da Argentina, do Chile e em sua maioria da Bolívia e do Peru.

Na parte Norte do Peru e no Equador, a cordilheira se torna estreita para voltar a se alargar na Colômbia onde fica divida em três ramos, dois que vão ao noroeste da Colômbia e o restante se submerge na Venezuela até quase chegar ao Mar Caribe.

Os Andes de Mendoza

A província de Mendoza forma parte de um conjunto de províncias Argentinas que são atravessadas verticalmente pela Cordilheira dos Andes. Isso a converte em um dos destinos turísticos mais importantes do nosso país, principalmente para aquelas pessoas que, como você, procuram uma aventura única e inesquecível.

Os andes Mendocinos estão formados por:

Cordilheira Principal: É o resultado de um desdobramento moderno, com uma média aproximada de 6500 msnm de altura. Tem dois setores bem diferenciados: no Norte provincial e até o Rio Diamante se caracteriza por ser uma faixa estreita e alta, que encontra sua máxima expressão nos 6962  msnm do Cerro Aconcágua. No sul provincial, do Rio Diamante até o Sul, forma uma faixa orográfica mais larga e menos elevada

Cordilheira Frontal: É uma montanha formada por blocos elevados que não representam uma cadeia continua. Estende-se do norte provincial até o Rio Diamante e possui uma altura média de 5.000 msnm.

Pré-cordilheira: É uma unidade antiga, rejuvenescida, mais baixa e menos extensa que as duas anteriores. Estende-se na província do Norte até o Rio Mendoza, com alturas médias de 4.500 msnm.

Cordón del Plata um destino ideal

O Cordón del Plata como o seu nome o indica é um cordão montanhoso localizado completamente na província de Mendoza, mais precisamente nas localidades de Tupungato e Luján de Cuyo. Constitui parte da Cordilheira Frontal e nela convivem mais de cinquenta cerros que vão de 3000m a 6000m.

O Cordón del Plata compreende uma infinidade de formações montanhosas que o convertem na escola de Trekking dos mendocinos por excelência. A possibilidade de ascender a distintos picos de diferentes níveis e exigências, transformam o Cordón del Plata em uma zona ideal para fazer atividades de aventura em um entorno natural indescritível.

Dentro dos cumes possíveis para conquistar nessa zona dos Andes Mendocinos encontramos os cerros:

• Stepanek (4080 msnm)
• Adolfo Calle (4250 msnm)
• San Bernardo (4150 msnm)
• Mausy (4630 msnm)
• Pico Parra (4387 msnm)
• Franke (4998 msnm)
• Lomas Amarillas (5098 msnm)
• Rincón (5330 msnm)
• Pico Vallecitos (5425 msnm)
• Vallecitos (5500 msnm)
• Pico Plata (5956 msnm)
• El Plata (5956 msnm)

Nossos serviços não só lhe garantem uma inesquecível experiência de montanha, mas também convidam a percorrer lugares e povoados parados no tempo e muito pouco visitados pelo homem, combinando a destreza física e o prazer de conhecer e interatuar com as culturas locais. A experiência ANDEMARA seduz todos os sentidos.

Informação geral

A Cordilheira dos Andes compreende um dos maiores sistemas montanhosos do mundo. Estende-se ao longo de toda América do Sul com 7.240 Km. de cumprimento, 241 Km. de largo e em média 3.660 metros sobre o nível do mar. Abarca o Sul da Argentina e do Chile até a Venezuela, atravessando com suas maravilhas a Bolívia, o Peru, o Equador e a Colômbia.

Como se formou?

A Cordilheira dos Andes se formou graças aos movimentos das placas tectônicas ocorridos no final do período Cretáceo tardio, os Andes emergiram da superfície terrestre pela subducção de placas oceânicas por debaixo da placa Sul-americana.

Formación de la Cordillera de Los Andes

A origem do nome

Cada palavra tem sua própria história e a certas palavras lhe são atribuídas mais de uma. Esse é o caso de “Andes” nome da segunda maior cordilheira do Mundo.

Existem várias teorias em relação ao significado etimológico do nome “ANDES”. Uma delas encontra o significado de Andes como um nome aymara espanholizado que quer dizer “montanha que se ilumina”.  Outra ideia em relação ao nome é a palavra quíchua “Anti” com o

significado de “crista elevada”; alguns supõem que deriva de outra palavra também quíchua: “Antisuyu” uma das quatro partes do império dos incas, porém é mais provável de que o nome desse nome “Suyu” tenha vindo da cordilheira em questão.

Seja qual for a origem do seu nome, as “montanhas iluminadas” ou “cristas elevadas” parecem ser características particulares que os povos donos dessas terras observavam e desfrutavam a diário na  majestosa montanha Sul-americana.

O sentinela de Pedra

O Cerro Aconcágua (6.962 m.s.n.m.) se encontra localizado em sua totalidade na República Argentina. Suas coordenadas são: 69º 59´ Longitude Oeste e 32º 39´ de Latitude Sul, dentro do denominado Parque Provincial Cerro Aconcágua, na província ou estado de Mendoza .

El Centinela de Piedra

O “Colosso da América” é a meta de montanhistas de todas as latitudes e aspiração tanto esportiva quanto de contemplação da natureza de milhares de visitantes anuais, quem em seus percursos guardam uma experiência tão única e excludente como a deslumbrante magnificência desse cerro..

Andemara Newsletter. Registrate y conocé nuestros destinos únicos
ANDEMARA Trekking & Aventura! / Mendoza, Argentina
info@andemara.com Fora da Argentina: (+54 261) 4251983 - Da Argentina: (0261) 4251983